Em breve o Portal JPT divulgará todas as resoluções e moções. Orientações sobre a composição das direções da JPT· a escolha do/a secretário/a deve ser realizado com votação na direção eleita no respectivo congresso e empossada;
a escolha do/a coordenador/a do núcleo (cidades com menos de 10 delegados no congresso municipal) será feita pela chapa mais votada;
as direções devem ser compostas por filiados que compuseram as chapas inscritas para as eleições nos congressos;
pedimos atenção para o cumprimento da paridade de gênero nas direções em todos os níveis;· a composição étnico-racial das direções da JPT se dará utilizando como parâmetro os dados do IBGE indicando a população jovem negra do respectivo estado ou município.
Se o estado/município tem um percentual X de jovens negros/as, a direção estadual da JPT deverá ter um percentual X de jovens negros/as;· os municípios e estados que não realizaram congresso poderão conformar comissões provisórias referendadas em atividades construídas com o respectivo diretório do Partido, devendo comunicar a composição da comissão à Direção Nacional da JPT através do e-mail juventude@pt.org.br mailto:juventude@pt.org.br.
Faixa de determinação da classificação do estado/municípioSegundo a resolução aprovada, "As faixas serão definidas por número de filiados jovens". Sendo assim, estipulou-se:
Estados grandes: acima de 10.000 filiados jovens (SP, RJ, RS, MG, PE, BA);
Estados médios: entre 5.000 e 10.000 (PR, CE, DF, MS, PB, PA, SC);
Estados pequenos: até 4.999 filiados (SE, MA, PI, MT, GO, AP, AM, ES, TO, AL, RN, AC, RO, RR).
Municípios grandes: acima de 500 filiados jovens;
Municípios médios: entre 100 e 499 filiados jovens;
ATENÇÂO: municípios que tem até 99 filiados jovens e realizaram congresso com mais de 10 delegados, assim como estados ou municípios que queiram organizar-se com um tamanho de direção diferente daquele estipulado pela faixa que lhe foi atribuída devem, necessariamente, entrar em contato através do e-mail juventude@pt.org.br
Segue abaixo a resolução aprovada. Direção Nacional da JPT. A Direção Nacional da JPT será composta por 25 membros eleitos no Congresso Nacional da Juventude do PT, observados os critérios de paridade de gênero e proporcionalidade política.
A direção será composta por uma comissão executiva de 11 membros divididos por funções específicas (finanças, comunicação, organização, formação política, relações internacionais, mobilização, relações institucionais). Os demais membros da direção ocuparão pastas temáticas definidas na primeira reunião da direção. O funcionamento e o trabalho na direção observarão a forma colegiada e horizontal.A comissão executiva definirá o calendário de reuniões da direção nacional em sua primeira reunião, sendo no mínimo cinco reuniões ordinárias por ano. Os membros da comissão executiva devem ter condições políticas e materiais para se dedicar em tempo integral à JPT.
Conselho de Secretário Estaduais da JPT. O Conselho de Secretários Estaduais da JPT será um espaço amplo debate político, mobilização e articulação com caráter consultivo a Direção Nacional da JPT. O Conselho de Secretários Estaduais da JPT será composto pelos membros da Direção Nacional da JPT, Secretários Estaduais da JPT e um representante de cada um dos fóruns livres constituídos (indicado apenas por consenso). A Direção Nacional da JPT aprovará calendário de reuniões do Conselho em sua primeira reunião anual, sendo no mínimo 2 reuniões por ano.
Paridade de gênero na JPT É fundamental valorizarmos a participação das mulheres nos fóruns e instâncias de decisão da JPT. Deste modo, será instituída uma proporção paritária de mulheres e homens na distribuição dos cargos da direção nacional da JPT, bem como na composição das delegações de congressos e encontros da JPT. Assim, além de contemplar as jovens que hoje ocupam espaços de direção, também estimula-se novas mulheres como lideranças políticas, com fortes reflexos na vida partidária no longo prazo.
Composição e tamanho das direções estaduais e municipaisAs faixas serão definidas por número de filiados jovens, conforme informação fornecida pela SORG e fechada em consenso com o novo coletivo nacional.
Direções EstaduaisEstados Grandes: direção de 25 membros, sendo 11 na executiva e 14 no pleno;Estados Médios: direção de 17 membros, sendo 7 na executiva e 10 no pleno;Estados Pequenos: direção de 7 membros, sendo 5 na executiva e 2 no pleno;Os conselhos consultivos dos estados serão formados pelos secretários municipais mais a direção estadual.
Direções MunicipaisCapitais e grandes cidades: direção de 19 membros, sendo 7 na executiva e 12 no pleno;Cidades médias: direção com 11 membros, sendo 5 na executiva e 6 no pleno;Cidades que realizaram congressos de juventude com 10 ou menos pessoas: núcleos com Coordenador; Os conselhos consultivos dos municípios serão compostos pelos núcleos zonais e/ou temáticos constituídos mais a direção municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário